Desde o ano ado, o Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo) tem realizado, em parceria com o Senai, cursos e workshops para promover a qualificação da mão de obra do setor da panificação. Na última quinta-feira (2), mais uma turma terminou o curso "Qualidade do pão francês" ministrado na unidade do Senai Alimentos, no bairro da Barra Funda.
O Sindustrigo acredita que investir nos profissionais do setor da panificação é uma forma de melhorar constantemente a qualidade dos produtos e do serviço oferecidos ao cliente.
Para Paulo Narcizo, gerente de padaria, o curso foi bom parar atualizar seus conhecimentos e melhorar a relação dele com seus colegas de trabalho. "Eu já sabia que o trabalho do padeiro é grande. Mas, fazer o curso só aumentou o meu respeito por estes profissionais", Narcizo.
Curso "Qualidade do pão francês"
Durante as aulas os participantes debatem sobre as características que definem o pão francês, a importância da qualidade dos ingredientes e os aspectos de segurança no manuseio dos equipamentos. Além disso, aprendem dicas para o planejamento da produção/fornada e parâmetros para avaliar o produto final. No último dia do curso os alunos executam todas as etapas do preparo do pão sob a orientação de um professor (a) do Senai em uma cozinha industrial.
"O principal benefício deste curso é a troca de informações entre os participantes e nós professores. Esta turma teve uma aceitação muito boa e eles puderam tirar algumas dúvidas quanto a medidas e proporções de ingredientes. Para os profissionais da área de compras também foi legal, pois eles puderam entender como é o trabalho daqueles que usam o produto vendido por eles: a farinha", destacou Camila Sacario Jassé professora do curso.
Os requisitos mínimos para participar são: ter mais de 18 anos, Nível Fundamental concluído e experiência profissional como padeiro. Além disso, é obrigatório ser indicado por algum moinho associados ao Sindustrigo. Para mais informações entre em contato com o Sindustrigo pelo telefone (11) 3168.9900 ou [email protected].